Resenha #1/2018: Manual da Fossa – Mica Rocha

A primeira resenha do blog é de um livro que li nesse final de janeiro (embora tenha comprado em novembro de 2016!), numa crise emocional temporária e passageira, em busca de um alento. Já de cara vou dizer que o livro não salvou minha vida, mas me ajudou a lembrar algumas coisas básicas que a gente esquece às vezes.

O livro é “Manual da Fossa“, escrito pela Mica Rocha, que também apresenta/apresentava um programa chamado S.O.S. Pé na Bunda, que era exibido no Warner Channel e cheguei a assistir uns dois ou três episódios quando estreou em 2014.

Segundo a apresentação do livro na Amazon:

Quem nunca sofreu por amor que atire a primeira pedra! Sim, todo mundo já tomou um pé na bunda ao longo da vida e sabe que terminar um relacionamento não é nada fácil. Dói, machuca, e temos a sensação de que nada fará a dor passar.

O livro, enquanto objeto, é lindo visualmente. Todo fofo, com belas ilustrações, a diagramação é ótima, com as informações bem claras e diagramadas de forma diversa para indicar “casos da vida real”, conselhos e dicas para quem está na fossa e para quem tem amizade com alguém que está na fossa. Aquela diagramação que você bate o olho na página e pela formatação da página e do texto você já identifica o tipo de conteúdo daquela página específica, facilitando encontrar o conteúdo em consulta rápida ao livro.

A leitura em si é leve e divertida, porém, o conteúdo não é o mais original. A diferença maior nesse livro não são as dicas para superar a fossa, ou os tipos de “boys” a evitar, mas sim nas dicas objetivas de uma psicóloga (mãe da autora), tanto para quem está sofrendo, quanto, principalmente, para as amigas/os amigos que estão tentando ajudar alguém que está na fossa.

E foi justamente isso que mais me agradou no livro: dicas práticas de como lidar com suas amizades que estão passando por esse momento difícil. Quantas vezes a gente quer ajudar uma amiga, um amigo que sofre, e não sabe bem como fazer, o que dizer, como agir, e acaba falando ou fazendo algo que piora tudo? As dicas desse livro são simples, claras, diretas e ótimas, pois permitem ajudar de forma delicada e objetiva, sem medo de magoar quem já está sofrendo.

Os demais conselhos são aqueles mais conhecidos de evitar contato com familiares e amigos em comum, se permitir um tempo pra sofrer, fazer listas de coisas que gostaria de fazer na vida e começar a fazer, entre outros. Conselhos que em boa parte a gente sabe, já ouviu por aí, mas teima em esquecer ou ignorar.

A autora os reúne aqui, porém, de uma maneira bem incisiva, porém divertida, ajudando a lembrar que há vida mesmo na fossa, ou após ela. Certamente ser lembrada de algumas dessas coisas me ajudou a me sentir melhor e por a cabeça no lugar.

No geral, eu recomendo a leitura pra um momento de bad ou pra quem quer aprender dicas pra ser aquela pessoa amigona que ajuda seus amigos de maneira prática, e na Amazon ele custa bem baratinho, cerca de R$ 7 ou R8, é leve, rápida, divertida, pra ajudar quando bate aquela BAD emocional pelos crushes ou pelo fim de um relacionamento.

Ficha técnica:

  1. Capa comum, com orelhas;
  2. Páginas: 112;
  3. Editora: Benvirá;
  4. Edição: 1ª (2015)
  5. Idioma: Português

*Obs: este blog não é afiliado da Amazon ou de qualquer loja, porém, como adquiri o livro por lá e está com um precinho bem camarada atualmente, o link lá no início do texto é para a página da obra na Amazon. Se você comprar pelo link, não ganhamos nada, então, se curtiu o livro ou se interessou, sinta-se à vontade para comprar onde preferir. 🙂

2 thoughts on “Resenha #1/2018: Manual da Fossa – Mica Rocha

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *